terça-feira, 31 de maio de 2011

Dominância e Suborninação

Antes de começar a falar a respeito de dominância e subordinação das cores... Quem lê o Justlia já deve ter visto o post sobre Colour Blocking que a Gabi postou lá né? O segredo do Colour Blocking harmonioso é sem duvidas a teoria das cores... Ou você acha que as cores do desfile da Gucci foram escolhidas 'por acaso' ? hihi




Então, vamos falar de dominância e subordinação... Isso é bem mais fácil do que a primeira parte de teoria da cor... A relação de dominância e subordinação consiste na 'porcentagem' de cada 'tipo' de cor no look, sendo que uma das escolhas deve dominar... Por exemplo 80% do look composto por cores frias e 20% por cores quentes. Mas como assim  Tati? Dá uma olhadinha nesses looks que eu escolhi para vocês...






    Esse primeiro é totalmente Tati rs! Amo camisas e amo mais ainda se forem jeans,  amo mangas dobradas e amo cintos!  A calça de cintura mais alta e a camisa um pouco para dentro também é algo que eu uso muito!
   E nesse look vocês podem ver uma dominância de tons frios com subordinação des cores quentes! O sapato rosa quebrou o monocromático (não que monocromático não seja legal, eu gosto MUITO de monocromáticos também!) e deixou um visual mais moderno, interessante e divertido!
  Também pode ser considerado uma escala tonal de azul dominante, já que o jeans é naturalmente azul... Mas não gosto de colocar assim, porque não considero jeans (o cláaassico jeans da Levis) como cor na composição de um look... Independente da lavagem, se for na cor "jeans" e ponto. Mas e os jeans coloridos Tati, tipo vermelho ou até o azul da calça ao lado? É jeans colorido ué... Jeans + cor... A camisa em questão não tem lavagem colorida.

   Nesses dois looks ao lado, existe uma dominância de cores quentes! " Mas Tati, o amarelo do primeiro look também é quente!" Sim, mas dependendo da escala tonal do amarelo, ele pode ser considerado frio. Mas no caso desse vestido rosa, a dominância foi estabelecida em escala de tons de rosa, já que o óculos também lembra muito um marrom mais puxado para o vermelho, o que remete ao rosa. E no segundo look, as vezes um detalhe com essa consciência de subordinação das cores faz toda a diferença... Tanto o laranja quanto o roxo estão em tons vibrantes, mas estão completamente harmonizados... Pode ser que muita gente nem perceba, mas quem realmente entende de cores vai notar!

E para finalizar, um exemplo de dominância e subordinação diferente! Nesse look, as cores dominantes são as frias, e diferentes, mas vocês repararem, a cor subordinada aqui, é a cor complementar de uma das cores dominantes! Eu achei muito inteligente, e lembrou muito o desfile da Gucci devido ao mix de texturas também...

   Encerramos o assunto de colour blocking... Não sei se todo mundo que está usando essa tendência tem essa consciência... Mas confesso que ao me vestir, eu procuro sempre ter noção do que estou fazendo. Isso por mim, não necessariamente para o que todo mundo vai achar ou não... Acredito que a moda não foi feita para ser uma ditadura e sim uma democracia... Mas se vamos aproveitar dessa liberdade erm compor estilos pessoais, que seja com bom senso e inteligência. ;)

Nenhum comentário: