quinta-feira, 28 de abril de 2011

Teoria da Cor

Tive algumas aulas de Teoria da Cor quando estudei Linguagem Arquitetônica em 2009, e fiquei impressionada em como vivi tanto tempo sem saber disso! Foi como uma luz, me mostrando vários segredos da publicidade, comunicação visual e porque não da moda! Com um básico conhecimento de teoria da cor, podemos compreender de onde alguns estilistas tiramsuas 'tendências'.

nerdemente Fisicamente falando, a 'cor' que enxergamos, é apenas um reflexo. Por exemplo: a luz entra em contato com uma maçã, então a maçã absorve todas as cores e reflete a vermelha. A segundo a Teoria da Cor, de tres cores primárias, resultam todas as outras (tá Tati, disso eu já sabia!)... Para a cor luz essas cores são vermelho, verde e azul (RGB) e para cor pigmento (como vamos falar de moda, essa parte que nos interessa!) é azul(ciano), magenta, e amarelo (CMY).





As cores se relacionam em primárias e secundárias, frias e quentes (mais uma coisa que eu já sei né Tati!) e a parte que mais me deixou com os olhos brilhantes, cores análogas e complementares! Para nos ajudar a entender essa história de cores análogas e complementares, segue um circulo cromático:

________________________________________________________________________

Cores Análogas

São as que aparecem lado-a-lado no circuloo. Elas tem em comum uma mesma cor básica. São da mesma "família" de tons, são usadas para dar a sensação de uniformidade. Ao fazer uma combinação com cores análogas, tem que tomar muito cuidado para não ficar algo meio 'sem graça'... E para isso não acontecer, vale usar uma técnica de dominância e subordinação. Vou explicar como isso funciona no próximo post!


No look do lado temos um exemplo de cores análogas usadas em harmonia e a espadrilha com faixas de cor escura serviu para equilibrar o look e deixa-lo mais interessante. E abaixo segue uma pequena dica de algumas cores análogas, mas se você observar o circulo cromático acima, existe um leque muito maior de cores análogas que esses tres exemplos!


________________________________________________________________________


Cores Complementares

Uma cor primária é sempre complementada por outra secundária que foi criada das outras duas primárias diferentes, sendo assim, o complementar de uma cor secundária e aquela cor que não interveio na obtenção de dita cor. Essas cores criam contrastes, e se não conseguir equilibrar os tons e as peças, o look pode ficar desastroso. A combinação de cores complementares chama a atenção por si só, então estampas e excesso de acessórios devem ser evitados. 


No look ao lado, a Mariah Bernardes acertou em cheio pra variar, ao escolher uma sandália de cor neutra e bolsa preta para a saia amarela e blusa de seda violeta. Vale também resaltar que as peças escolhidas por ela possuem uma modelagem bem clean, e só assim foi possivel equilibrar o visual, já que as cores por si só enc hem os olhos. Aliás, vocês vão ver muitas fotos da Mariah por aqui... Poucas vezes (bom, só lembro de uma!) torci o nariz para algum look dela... E essa combinação de análogas do amarelo é sem duvidas a minha favorita!


Veja algumas sugestões de cores análogas, lembrando que existem inumeras possibilidades além dessas tres:



Resumindo, uma cor análoga, é a cor 'oposta' no circulo cromático!

________________________________________________________________________


Agora que vocês conhecem um pouco mais de teoria da cor... Reparem nas propagandas, desfiles, comerciais de tv.. Tenho certeza que enxergarão tudo de uma outra forma! Na próxima postagem, vou falar de dominancia e subordinação.

Beijo, Tati*