O Motivo


A Tassya me mandou esse e-mail aqui, e acho que ela não deve ser a única a se perguntar por que um blog de moda se chama ‘Sem Tendência... ’.


Quando resolvi criar o blog, tinha acabado de sair de um blog de moda recém criado (não vou citar o nome) e percebi que ele era igualzinho a vários outros blogs de moda que eu já li... Sinceramente, são poucos os blogs de moda que me enchem os olhos, que me fazem querer ler e reler, ficando agoniada por posts novos... Pensando no blog dessa menina, que era bonitinho, tinha um layout bonitinho, mas o post que eu li, falava diretamente sobre como usar sapatos oxford.

Desde muito cedo não gostei de me vestir igual a todas as meninas da minha idade, mas também não era uma anarquista da moda, usando tudo o mais diferente possível de todas as pessoas, gostava de usar o que estava ‘na moda’, mas não gostava da ditadura. Com o passar do tempo fui percebendo que essa história de ser diferente, acabou se tornando algo tão comum, que o ‘ser diferente’ se tornou uma tendência. E isso me intrigava, porque nessa ânsia de não seguir padrões, algumas pessoas perdiam suas verdadeiras identidades.

Quando li a postagem sobre o sapato oxford, percebi que ela descreveu o como usar, da forma em que todo mundo usa oxford. Não tinha nada de novo ali, ela somente explicava mais uma vez o que todas as blogueiras de moda que tem em seus blogs a tag ‘como usar’ já tinham explicado. Não tinha uma nova tendência surgindo ali, e como a Tassya diz, foi só ‘repeteco’.

Comecei a pensar então o que era preciso para lançar uma nova tendência... E pensando muito na frente do notebook, eu conclui que a moda atual, é totalmente reciclada. Não existe nada que não tenha sido inventado, nada que não tenha sido criado. Aliás, no quesito moda, nem a nata da sociedade fashionista cria algo novo. Na verdade, posso citar um nome que lançou novidade, e que algumas pessoas até adaptaram idéias e usaram, mas o ‘bom senso’ GRAÇAS A DEUS POR ISSO não permite com que certas coisas se tornassem tendência: Madonna em seus anos de glória, afinal, quem não se lembra daquele sutiã pontudo que ela usava? E ai depois dela, vemos algumas cantoras pop da atualidade até copiando algumas coisas no palco ou em clipes, como Fergie, Rihanna... Também tem a Lady GaGa, só que ela copiou apenas no inicio do seu auge, hoje em dia, como a própria Madonna disse ser ela sua sucessora, GaGa lança a sua moda, mas não tendência, afinal, quem tem estomago coragem de usar um vestido de carne crua?

Se já sabemos que não existe tendência nova, então o que é que se cria? As composições. Simples, quando compramos aquele jeans skinny da levi’s de cintura bem alta, igualzinho ao que sua mãe usava quando você nem imaginava nascer, não estamos seguindo uma nova tendência, mas a forma com que usamos essa peça faz com que ela se torne atual. Assim como na natureza, nada se cria tudo se transforma, assim é o no mundo da moda. 

Vejo pessoas perdendo sua personalidade, vejo estilos ‘montados’ e hoje em dia todo mundo que é considerado fashion, se veste muito igual. Assim como nenhuma tendência é nova e nenhuma é totalmente certa, não são todas as tendências que vão ficar bem em você. Acredito que as pessoas estão se perdendo na moda. O objetivo deveria ser encontrar o seu estilo e não encontrarem para você. Quando li a postagem do tal blog fiquei pensando que vejo meninas com as pernas mais grossas que as minhas e usando oxford só porque ‘é tendência’. Afinal, cadê o bom senso? Onde ele foi parar? É um sapato que encurta as pernas, e se elas são grossas e você não quer parecer que está acima do peso (porque perna grossa DEMAIS não é gostosura nem aqui nem na China), você não deveria pensar em alongá-las?  E nisso que entra a segunda parte do nome do blog.

Essa é a minha opinião: a maior das tendências é o seu bom senso.